home about us services projects solutions contacts
 
   
     
 
   
 
     
 
 

A Categoria dos saxofone fazendo parte do "naipe das palhetas", tem uma característica importante em uma orquetra, tendo em vista a família ser distribuida de uma forma confortável devido suas nomenclaturas e calibres de sons, são divididos entre a melodia e a harmonia cobrindo assim as quatro vozes, temos aqui da sua esquerda para a direita os seguintes instrumentos.

1 - Sax baixo em sí bemol ( fabricado pela N&S Instrumentos musicais);
2 - Sax barítono em mi bemol;
3 - Sax tenor em sí bemol;
4 - Sax alto em mi bemol;
5 - Sax soprano curvo em sí bemol e
6 - Sax soprano sí bemol (conhecido como sax reto).


 
 
 
a
   
 
 
 
Trompete de fabricação ingnorada, tendo em vista a sua antiguidade não é possível visualizar sua marca, instrumento fabricado a mão no século XVIII, com afinação em sib, com sua posição exótica de tocar pois possui rotor lateral, essa raridade esta em perfeito funcionamento.

 

a

 

DICAS

Instrumentos de palhetas.

1 - É interessante após a apresentação ou treinamento, retirar a palheta da boquilha e guardá-la em um porta palheta, assim ela não acompanhará a curvatura da boquilha (empena), isso contribui para aumentar a vida útil da palheta.

2 - Não molhar seu instrumento prolonga a vida útil das sapatilhas e calços.

3 - Removendo qualquer óleo, sujeira ou umidade, das sapatilhas após o uso contribui para manter o bom funcionamento e previne o efeito de “grudar”. Isso muitas vezes já resolve o problema dos músicos, mas depois de certo tempo de uso do instrumento, se faz necessária a troca das sapatilhas, feltros e cortiças, que o faça a troca desses a cada três anos, dependendo da intensidade de uso do instrumento.

4 - Devem ser utilizadas uma flanela ou uma escova secadora, para remover sujeira e umidade no interior do instrumento, após o seu uso. Isto é muito importante, principalmente para os instrumentos de madeira que são extremamente sensíveis a umidade. Lembrando que o limpador não deve ser guardado junto ao instrumento, pois assim a umidade absorvida será devolvida. Aliás, o espaço contido no estojo corresponde somente ao instrumento, o acessório de limpeza devera ser conduzido em lugares separados.

5 - Após tocar seu saxofone, procure passar uma flanela macia por todo o instrumento, corpo e chaves, retirando todas as marcas das digitais e de umidade. É importante ter o cuidado de não deixar essa flanela enroscar nos mecanismos, calços, molas e sapatilhas a fim de evitar qualquer dano ao instrumento.

6 - Retirar a palheta da boquilha, secar e guardá-la em um porta palhetas. Evite deixar seu saxofone no interior de veículos ou porta-malas, pois o calor pode danificar seu instrumento, desregular ou até soltando sapatilhas ou ainda prejudicar a afinação. Sem contar o ressecamento do estojo ou capa.

 

Instrumentos de Pistos (bocais)

 7 - Ao colocar ou retirar o bocal do seu instrumento, faça isso com cautela, não dar um tapa no bocal para encaixá-lo, assim ele terá um impacto maior que deveria e poderá travá-lo, para evitar esse problema, dar uma leve pressão com um simples giro para a direita ou esquerda até que ele encaixe ou desencaixe.

8 - Alguém me pergunta, é verdade que desplacar meu instrumento melhora o som? Sim, existe uma diferença de som entre o instrumento com banho e o desplacado, só que essa diferença é de aproximadamente “UM COMA” diferença tal que é imperceptível ao ouvido humano, então?..... (faça o desafio, ouça o som por traz de uma parede e saiba diferenciar qual é o instrumento com banho e o desplacado) acho impossível. Existem instrumentos, boquilhas, palhetas e bocais melhores que outros, que aí sim, aqueles que possuem ouvidos mais aguçados poderão perceber o brilho do som.

9 - Nosso instrumento é como se fosse um veículo, existe a sua capacidade, se colocarmos mais peso que o indicado, haverá mudanças no rendimento, mais consumo de combustível, muda o ronco do motor enfim, funciona, mas fora do seu limite, assim é nosso instrumento, respeite a capacidade de som, pois o som fortíssimo, agressivo, ele raja, perde sua qualidade e na maioria das vezes desafina e coloca em risco a beleza da sua melodia.

10 - No instrumento de písto, ao desmontá-lo coloque sempre em ordem as peças e lave cada pisto individualmente, a numeração está gravada no pisto e na parte externa dos tubos dos pistos os respectivos números (1,2, 3 e 4). Lave os pistos com sabão neutro um a um. Não é preciso desmontar a parte interna dos pistos onde estão localizadas as molas internas e guias, tome cuidado para não bater, pois são peças de altíssima precisão e qualquer deformidade impossibilitará retornar a peça ao seu local e caso ocorra algum acidente, jamais tente recolocar o pisto no instrumento, leve a uma oficina especializada ou entre em contato com a loja ande você adquiriu o produto. Efetue essa limpeza periodicamente para a higienização do instrumento e um bom funcionamento.

11 - Evitar o consumo de alimentos quando estamos tocando é imprescindível, pois os resíduos irão diretamente à máquina de pisto e pode causar sérios danos.

12 - Os instrumentos de rotores precisam de uma atenção especial, a máquina de rotor só deve ser desmontada por um técnico especializado, e caso tenha que lavar o instrumento faça a água passar no sentido ao contrário ao do ar para que os resíduos não sejam empurrados para dentro do rotor, não se esquecendo de retirar toda a umidade do interior do instrumento após a lavagem.  

13 - Ao guardar, evite deixar o bocal preso no instrumento, pois a saliva irá secar, causando o travamento do mesmo no cano de embocadura (parte do instrumento onde se encaixa o bocal).

Acredito que essas dicas básicas, vão ajudar a manter o seu instrumento sempre em boas condições, lembrando que qualquer defeito mais grave, deve ser analisado por uma pessoa do ramo, que tecnicamente fará uma avaliação de qualidade. Consertos de instrumentos é trabalho do Luthier que normalmente envolvem ferramentas especiais e conhecimentos para proporcionar um serviço de qualidade.

Natanael Silva Prego
                                              Luthier

 


 



 
 
Copyright © NS Instrumentos
Design by AF Systems .
Home | Sobre Nós | Serviços | Galeria | Curiosidades | Fale Conosco